Entenda a diferença entre espumante, moscatel e frisante

Bebidas têm diferentes métodos de produção, sabor e níveis de gás carbônico.

Por Redação Oeste Mais

31/12/2024 20h21



A virada do ano chegou e com ela, as tradicionais bebidas consumidas na época. Mas você sabe diferença entre moscatel, espumante e frisante? Entenda a seguir.

► Moscatel:

O moscatel é um tipo de vinho espumante doce, feito com a uva Moscatel. Ele se caracteriza por ser leve, aromático e com baixa graduação alcoólica (geralmente entre 5% e 7%).

Possui borbulhas finas e menos intensas do que outros espumantes tradicionais, sendo ideal para acompanhar sobremesas.

► Espumante:

O espumante é um vinho que contém gás carbônico natural, resultante de uma segunda fermentação.

A principal diferença em relação ao frisante é que ele possui uma quantidade maior de gás carbônico, que forma uma espuma mais intensa e borbulhas persistentes.

Pode ser doce, semi-seco ou seco (brut), e é produzido pelo método champenoise (fermentação na garrafa) ou Charmat (fermentação em tanques de aço inox).

►Frisante:

O frisante tem menos gás carbônico que o espumante, resultando em bolhas mais suaves e delicadas.

O processo de fermentação é mais simples e pode ser feito em tanques ou até adicionado de forma artificial.

Por ser mais leve e menos efervescente, o frisante é menos espumoso e ideal para quem prefere algo menos gaseificado.

Tipos de espumante

A escala de doçura pode ser muito útil na hora de categorizar os tipos de espumantes. Isso porque cada pessoa tem um paladar - alguns podem preferir uma bebida mais leve e refrescante, enquanto outros gostam de sabores mais complexos e maduros.

Tecnicamente falando, esses dois modelos de bebida recebem os nomes de espumante doce e seco, respectivamente. Entretanto, entre essas categorias, existem outras opções.

Espumante extra brut

Para quem não gosta de açúcar, o espumante extra brut é uma opção muito viável. Afinal de contas, esse é o modelo mais seco que existe, podendo conter até 3g de açúcar por litro - o que é quase nada, quando comparamos com outras bebidas.

Espumante brut

Como o próprio nome já denuncia, o espumante brut é uma bebida menos açucarada e, por isso, mais seca. Para ficar mais simples de analisar, essa categoria é um pouco mais leve do que os modelos nature, mas continuam mais maduros do que os espumantes secos. Complexo e intenso por natureza, os espumantes brut, geralmente, contam com até 15g de açúcar por litro.

Por isso, é comum falar que o primeiro gole deste tipo de espumante causa uma confusão no paladar, já que são muitos sabores e toques para analisar. Entretanto, a sensação que fica é a de querer mais.

Espumante seco

O espumante seco é mais doce do que os modelos brut. Irônico, não? Ele também pode ser chamado de “sec”, graças à origem francesa da bebida. As garrafas que são adocicadas em até 20g/L entram nesta categoria.

Espumante demi-sec

Essa categoria não está entre os tipos de espumante mais doces que existem, já que seu próprio nome significa “meio seco”. Entretanto, as garrafas demi-sec podem ser uma escolha perfeita para quem não gosta da forte presença do Brut, mas também não se aproveita da doçura do moscatel, por exemplo.

A quantidade de açúcar presente em um espumante demi-sec pode variar entre 20g/L e 60g/L. Ou seja, pode-se dizer que essa categoria é extremamente versátil, tendo maior capacidade para agradar um grande público.

Espumante doce ou moscatel

Finalmente, chegamos à categoria dos tipos de espumantes mais doces. Aqui, as garrafas podem ter mais de 60g de açúcar por litro - muito mais do que o Brut. Eles também podem receber o nome de moscatel, já que essa é a nomenclatura utilizada para definir um grupo de uvas que possuem a doçura como sua principal característica.

Espumante rosé

Agora, chegou a hora de falar sobre o espumante rosé. Essa categoria possui a mesma efervescência dos outros modelos da bebida, mas uma característica salta aos olhos: o líquido cor de rosa. O espumante rosé ganha essa tonalidade por conta da sua composição, que leva frutas vermelhas.

E aí, qual vai ser a sua escolha para a virada?


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.