Olá pessoal, tudo bem?
Depois de uma semana sem conversarmos hoje eu voltei, e voltei com uma queridinha dos apaixonados por fitoterapia, o Barbatimão! Essa planta de hoje é nativa do cerrado e dos campos do Brasil, e por isso o seu uso deve ser amplamente incentivado.
Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville é seu nome científico, mas ela recebe muitos nomes populares além de barbatimão, barba-de-timão, casca-da-virgindade, faveira e barbatimão-branco são alguns. Podemos encontrar essa planta ocorrendo naturalmente nos estados de Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Propriedades fitoterápicas do Barbatimão
? Anti-inflamatório;
? Cicatrizante;
? Anti-bacteriano;
? Antisséptica;
? Reduz a acidez gástrica;
? Para tratar problemas ginecológicos;
? Para tratar candidíase.
Podemos usar o Barbatimão interna ou externamente, e para esses diversos fins utilizamos a casca do caule e as folhas da planta. Também podemos fazer tintura utilizando a casca. Essa tintura é indicada para passar na pele quando tiver picadas de insetos ou para cicatrizar algum ferimento leve. Outro uso dessa planta é a produção da pomada.
Existe a possibilidade de produzirmos um tônico com as folhas maceradas em vinho, e ainda o bom e velho chá, que auxilia no tratamento de diarreia, ameniza gastrites, e serve como banho de assento, para tratamento de candidíase.
Para fazer o chá você vai precisar de 20 gramas de folhas de Barbatimão e um litro de água fervida. Misture as folhas na água e espere por dez minutos. Antes de consumir coe.
ATENÇÃO!
Como sempre falo, eu sou bióloga e não médica, não utilize nenhum fitoterápico sem recomendação médica, mesmo que o uso seja externo, você pode ter alergia e causar uma grave reação. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Sempre consulte um médico.
Essa planta não é indicada para gestantes ou mulheres que estão amamentando!
Se mantenham seguros, fiquem em casa se possível e uma boa semana a todos!
Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.
sachabranco@unochapeco.edu.br